«

»

jul
31

Faces Etno Festival ou Woodstock II?

Depois de encarar 2 horas de ônibus até Rasenborg, fui até o hotel, para deixar algumas coisas e aproveitei para passar no Centro de Informações Turísticas, pois o Festival não rola exatamente nesta cidade, fica em um outro lugar a 30 KM daqui, mas antes tenho que pegar um trem até uma outra cidade e de lá um ônibus (fretado) para o Festival, mas para quem veio de cerca de 14.000 km daqui, isso não é nada, lá fui eu.

Enfim, cheguei no Faces Etno Festival 2011 (http://www.faces.fi/sumuSHOP/sivu/0011_etusivu/kieli/en), um festival simplesmente incrível, um verdadeira manifestação cultural étnica, gente de tudo quanto é lugar do mundo, várias tendas, vários palcos, muita, muita gente acampando com crianças, famílias, parentes diretos de Raul Seixas…sem dúvida um dos melhores que já fui até hoje. Sem contar que tinha uma cantora brasileira (Márcia Lisboa), que levantou a galera e colocou todo mundo para sanbar, quer dizer…bem….qualquer coisa dessa…o importante era ser feliz, bicho…morô?

Encontrei com mais brasileiros por lá, que acabaram me “achando” por causa do meu samba…”em terra de cego, quem tem olho é rei”.

Teve até roda de Capoeira!!! Com mestre Alex, um finlandês!!!

Bem, foram dois dias no Faces, se puder venho outra vez no ano que vem e indico para qualquer um!!!

Gastei mais dinheiro do que devia, pois acabei experimentando várias comidas típicas…

Fiquei pensando como seria se rolasse um desses no Brasil, lugar com certeza nós temos, talvez nas Chapadas (Diamantina, Guimarães, Veadeiros), Ibitipoca, Visconde de Mauá…Mas será que teria organização? Saberíamos preservar o espaço? Bem, fica a pergunta no ar.

No segundo dia, eu já levei as coisas comigo, pois tive que pegar o trem para voltar para Helsinki e no mesmo dia (22:00) pegar outro trem para Rovaniemi (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rovaniemi), uma cidade a 10 horas de trem de Helsinki, onde fica a casa do verdadeiro Papai Noel (http://www.santaclaus.fi/?deptid=8044) e também onde é possível cruzar o Círculo Polar Artico. Na verdade, é preciso pegar um ônibus (3,40 Euros), pois isso fica a 12Km do centro de Rovaniemi.

Ainda bem que a passagem era em cabine dupla e tinha cama…

As fotos de Helsinki e do Faces, já estão no flickr: http://www.flickr.com/photos/viagemmundoafora/

 

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>