«

»

dez
08

Rishikesh, onde Corpo, Alma e Mente se alinham com seus Chacras!!!

Depois de alguns dias intensos e digamos empoeirados em Delhi, resolvi vir para Rishikesh (http://en.wikipedia.org/wiki/Rishikesh), uma cidade que fica no Noroeste da Índia, na província de Uttarakhand, cerca de 7 horas de ônibus de Delhi. A viagem é feita a noite, mas é praticamente impossível dormir, bem, pelo menos eu não consegui e olha que estava cansado, pois havia passado o dia inteiro na rua, em Delhi e quem me conhece, sabe que durmo até em pé. Mas a estrada devia ser muito ruim, pois o ônibus chacoalhava, mais do lombo de cavalo em rodeio e a poltrona estava quebrada. Tirando estas pequenas coisas, cheguei em Rishikesh, por volta das 4:30 da manhã e o dia estava começando a clarear. Eu havia pego a indicação de um Ashram, para ficar, mas não fazia menor idéia onde ficava, mas no “desembarque”, puxei conversa com uma alemã que me levou até o tal Ashram: Ved Niketan Asharam (www.vedniketan.org). Para quem não sabe, Ashram, são lugares religiosos, geralmente austeros, onde se paga um determinado valor ou doação sugerida, para se passar algum período. Por este valor você pode ficar em um “quarto” (2×2), as vezes com banheiro interno,  o valor varia entre 100,00 rúpias (2,00 dólares) até 400,00 rúpias (8,00 dólares), por dia e as refeições (vegetarianas), geralmente são por fora. Na grande maioria você tem aulas e/ou cursos de yoga e/ou meditação. Para que viu o filme Comer, Rezar e Amar, deve lembrar do lugar que a Julia Roberts fica, quando vai para Índia, é justamente em um destes lugares que estou. Não me recordo se ela fica em Rishikesh, mas esta cidade é o “centro” dos Ashrans na Índia, foi aqui que os Beatles ficaram, na década de 70 e depois lançaram o álbum White. Foi aqui também que segundo os livros sagrados do Hinduísmo, nasceu a medicina Ayurveda, foi aqui que os Deuses se reuniram para ????? e por aqui passa o Rio Ganges ou Ganga (http://en.wikipedia.org/wiki/Ganges) como eles chamam, que aliás tem algo muito especial, uma energia fora do comum, só estando aqui para entender. Este Rio, que eles se referem no feminino (Mother), talvez, seja o Rio mais sagrado de todo o Mundo, é o mesmo que passa por Varanasi, outro lugar sagrado e talvez mais conhecido que Risikesh. Ainda não estive em  Varanasi, que também é considerada uma das cidades mais religiosas do Mundo, mas aqui posso dizer que tem algo diferente, algo que não te “deixa”ir embora, que te prende, como quem diz: “Só deixo você sair, depois que entender mais sobre você e a vida, depois que mergulhar nas minhas águas…”, tem um energia espiritual, um lugar, sem dúvida, mágico. As músicas (Chantis) que são cantadas, nas Pujas (http://en.wikipedia.org/wiki/Puja_(Hinduism)), as pessoas que vêem para cá, os indianos, os Bábas ou Sadhus (http://en.wikipedia.org/wiki/Sadhu),  os Gurus, o por do Sol no Ganges, tudo parece estar rodeado de energia.

Para quem quer um pouco de aventura e adrenalina, também é possível fazer , trekking e expedições ,pelas montanhas dos Himalays, moutain bike, raffting no Rio Sagrado (Ganges), recomendo a Trek Riders Índia (WWW.trekridersindia.com), procure pelo Bobby ( também no meu face book).  Outra opção é escolher entre as centenas de cursos de yoga, dos mais variados tipos e fazer cursos de uma semana ou até 3 meses, cursos de meditação (Sivananda Ashram), cursos de culinária (procure pela Lalita em Tapovan, perto do Krya Yoga Ashram) e de Massagem Ayurveda/ Tratamentos de Panchakarma, recomendo a Ayurveda Center (WWW.rishikeshayurveda.com). Outra excelente dica, para quem quer fazer mapa astral, é a Dra Amodini Saraswati (PhD University of Califórnia, Berkley)

Devo ficar aqui até o dia 12 ou 15 de dezembro, pois estou fazendo cursos de Massagem Ayurveda e de Culinária Indiana, além disso, também está me ajudando a reduzir o custo médio, já que meu custo aqui tem sido de 25,00 Euros por dia, com todos os gastos (Ashram, refeições, cursos, compras, internet, Mapa Astral….) e em breve devo igualar o custo médio, ao custo diário que preciso ter para ficar dois anos viajando, cerca de 65,00 Euros/ dia.

Meu próximo destino, deve ser uma cidade chamada Dharamsala/ McLeod Ganj, (http://en.wikipedia.org/wiki/McLeod_Ganj) na Província de Himachal Pradesh, que fica mais ao Noroeste ainda e que deve estar muito frio (5˚C) mas quero tentar fazer algum trabalho voluntário com os refugiados do Tibet, se possível algo com a fotografia, mas se não rolar vou “apenas” para ter mais contato com o lado Budista da Índia, já que esta cidade é conhecida como a casa do Dalai lama.

Confira as fotos em: http://www.flickr.com/photos/viagemmundoafora/ . Albúm Rishikesh.

14 comentários

  1. REGINA disse:

    Adorei saber dos seus investimentos em Ayurveda, já estou me cadastrando para ser a cobaia de suas massagens , é serio Beijus

  2. Estrela disse:

    Renato por onde andares nesta data,desejamos
    que passes um Bom Natal, com saúde.
    Um abraço

    1. Renato Serigni disse:

      Estrela,
      Obrigado!!
      Para todos voces tamb’em, muita saude e paz.
      Um 2012 maravilhoso.
      Obrigado por pela companhia, mesmo que virtual!!!
      Beijos

  3. Reinaldo Hingel disse:

    Feliz Ano Novo Renato!!

    Parabéns pela viagem!! Começando atrasado a te acompanhar, mas em tempo, já que tem muito chão ainda!!

    Alucinantes as fotos, tenho visto com muita calma, saboreando.

    Super abraço, positive vibration!!

    1. Renato Serigni disse:

      Valeu Reinaldo!!!

      Grande abra’co e um 2012 cheio de realiza’coes e vibra’coes positivas, tb brother!!!!

  4. Washington disse:

    Felicidades neste novo ano RS.
    Como é incrível conhecer o mundo através dos olhos de outra pessoa, a cada vez que entro no blog, me encanto com seus relatos e histórias. Saudade sua cara.
    Fique com Deus e grande abraço de toda a familia.
    Washington

    1. Renato Serigni disse:

      Fala Xitao!!!
      Como estão as coisas? Como esta sua família?
      Saudades sua também velho!!!!
      Obrigado por acompanhar a viagem… Me add no Face!!
      Feliz 2012 com muita saúde!!!
      Abra’cos

  5. Raimund Schallauer disse:

    Hi Renato,
    Do you remember the hostel in Ekaterinburg, Russia? I am from Austria and I am travelling by bicycle.
    I wish you a Happy New Year and enjoy your trip the next 18 month.
    You really make great pictures.
    I had a crash with my bicycle in China and I needed a 3-week-stop to recover myself. Now I am on the road again. I am on the way form Laos to Cambodia.
    Good luck and best regards,
    Raimund

  6. Eliane O Cotovio Sammarco disse:

    OLÁ PRIMO

    ADOREI SABER DA SUA AVENTURA, estou te adicionando no Face!!!

    BEIJOS

    SAUDADES

    1. Renato Serigni disse:

      Prima!!!
      Quanto tempo??? Já aceitei a solicitação.
      Como estão todos?
      Saudades também!!!
      BJS

  7. Tissy disse:

    Oi Renato,
    Não te conheço mas adorei seu post, estou começandoa planejar minha viagem e dei de cara com seu post, obrigada pelo seu breve relato.
    Namaste

    1. Renato Serigni disse:

      Olá Tissy,

      Obrigado pelo post.

      Realmente a Índia é um pais de contrataste e mesmo em Delhi (capital), podemos ter essa noção.
      Para onde pretende viajar? Quanto tempo?
      Se puder, será um prazer te ajudar.
      Namastê

  8. Elza disse:

    Oi Renato, faço das minhas palavras da Tissy…. irei em novembro para India, em Rishikesh, logo depois, parto para o Nepal, Pokhara.
    Lendo seu post já deu uma visão de como poderei aproveitar melhor o lugar.
    Muito obrigada ;)

    abraços

    1. Renato Serigni disse:

      Olá Elza,
      Que máximo, vai adorar o lugar, se prepare para pegar um friozinho, ainda mais indo depois para o Nepal. Se quiser fazer um trekking no Nepal, recomendo fortemente a three sisters.
      Se precisar de alguma outra dica ou ajuda, não hesite em escrever: reserigni@gmail.com
      Grande Abraço.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>