«

»

jan
30

Passado e Presente, Medo e Arrependimento.

Muitos falam que não devemos, viver de passado e que temos que aproveitar o presente, o hoje e o agora. Concordo com as duas sentenças, porém o que poucos falam é que existem dois sentimentos que quando usados de maneira errada, nos impedem de “esquecer” e nos “libertar” do passado e outro que só nos “emperra” no presente.
Me refiro ao arrempedimento e ao medo.
O arrependimento, quanto sentido, alimentado como uma forma de nostalgia, nos prende a lembranças, a atitudes, a fatos, que não podemos e não temos como mudar e ficamos remoendo isso, com o famoso: “Se eu tivesse…”.
De certa forma este tipo de arrependimento, é virtual, pois o fato, a ação não existe mais, não vai ser mudada, é sentir algo por uma coisa que não existe…Além disso se arrepender é uma forma de auto flagelo, auto punição da mente, pois não podemos, não devemos nos culpar, se na ocasião do fato, não tinhamos as informações, os dados e talvez a experiência que temos depois.
Por isso, não se culpe, não se arrependa de algo que não tinha como avaliar, com a cabeça e com as informações que tem hoje.
Porém uma boa maneira de usar o arrependimento de forma positiva é quando usamos a experiência do ocorrido, para não cometer o mesmo erro nas situações semelhantes no futuro, desde que, é claro, tenhamos as mesmas variáveis da situação anterior.
O outro sentimento que nos estaguina, nos prende no presente e que nos incapacita de ter poder de realização e principalmente de realizar nossos sonhos, é o medo.
Quando sentimos medo, paralizamos, não conseguimos andar para frente, de vivenciar, conhecer ou experimentar novos caminhos, novas alternativas.
Mas o medo em certa dose é bom. Quando? Quando usamos para avaliar os riscos, para levanter mais informações, para ponderar as consequências de tomar ou não uma determinada decisão. Só lembrando que vivemos o tempo todo tomando decisões, fazendo escolhas e se escolhemos uma opção, teremos que abrir mão da ou das outras e se ponderamos todos os aspectos e usamos todas as informações disponíveis naquele momento, não podemos nos arrepender depois.
Então ao invés de dizer e pensar que tem medo, diga e pense que ainda não tem certeza ou que ainda não avaliou todos os riscos e consequências. Isso ajuda, inclusive na sua programação neurolinguística a ir eliminando este tipo de pensamento.
Sendo assim, use estes dois sentimentos, de forma positiva para se libertar do passado, para fazer um futuro diferente e para realizar seus sonhos.
Namastê!!!

2 comentários

  1. Karina Rodrigues disse:

    Muito interessante!

    O medo provoca o caos…
    O famoso “a gente se acostuma” emperra qualquer futuro.
    Bjo grande!

  2. Regina Maria disse:

    ESSE É VALIDO falando do tempo :do passado , presente e futuro … repasso o que aprendi tambem recentemente complementando e reforçando o que já falastes e escrevestes: “Vejam uma pessoa tristonha, chorosa, ou ainda como dizem com o semblante pesado , podem ter a certeza ela está vivendo o passado , carregando o passado em suas costas, e saibam como é pesado, muito pesado a dor da magoa, da infidelidade, da injustiça, do erro cometido, do arrependimento de ter ou não ter feito algo que gostaria , etc…. é um bocado de sentimentos ruins e muito pesados que lhe cansa , que tudo parece ser irreparável, perde-se o brilho nos olhos , perde a motivação de viver, perde o sono e LARGA MÃO perde o presente que passa , e se torna até “chato” de tantas lamentações e frustações e tanto mais . Mas reverta esse jogo, não vai ficar NESSA????? iga à voce mesma eu nesse momento vou ser espectador e não o intérprete dessa historia que vivi , Para que servirá o seu passado , será toda sua historia ao ver como espectador que voce pode triirar proveito dos bons momentos alegrar por r não mais, ou um momento ao lembrar( se e o que fez de errado, serve de alerta e aprendizado …Concentre as energias do dia de hoje , do Presente que DEUS lhe deu , e parta para consertar , ou melhorar o agora ou da lição que aprendeu usar no seu amadurecimento, enrinquecer-se , e VIRE A PÁGINA
    Escreva com vigor uma nova historia parta para uma nova vida , mas se de tudo não saber o que fazer diga bem alto para ter eco dentro de VOcê Não permito que nada estraga o meu agora e o meu sono , ou meu sonho por que hoje eu tenho vida e devo viver da melhor forma o hoje , nada pode me maltratar, nem o fantasma do meu passado, nem as expectativas do que há de vir. Com certeza estará mais leve, e mais disposto AHHHH!!!!!!! e tambem não queira viver o futuro pois lhe trará muita agitação, pressão alta, o mal da ansiedade , de querer fazer a hora … encurtar o tempo, de atropelar o tempo e as pessoas que estiverem no seu caminho …HEI HEI CUIDADO , esquecerá novamente de viver o hoje e mais distante ficará o momento da alegria, da realização do seus sonhos e virá tão depressa passar as coisas boas acontecendo e se deleciando , gozando sem ter curtido nos mínimos detalhes, os minutos de felicidade que se estenderiam se acaso se entregasse ao momento presente. Construa bem o hoje e curta com muita alegria o prazer do PRESENTE que é o minuto mais precioso de sua vida, Veja sempre pelo lado bom, pois tudo tem duas faces, como quero viver o dia de hoje COM ALEGRIA OU COM PESAR….??? ” eu tenho certeza que isso me tocou muito e faço esse exercicio todos os dias , e as vezes ainda me pego titubiante , mas logo digo não quero mais o peso do passado e não quero sofrer com o futuro , com medo de coisa que nem venha a ocorrer e nem perder o sono com a ansiedade de querer que tudo se resolva, num piscar de olhos… e me pergunto o que tenho que fazer agora? Dormir, por que a hora agora é dormir , Trabalhar porque é a hora de ir ao trabalho … Enfim, Dê a cada hora o que lhe pertence. ViVENDO E APRENDENDO

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>